top of page

Do Industrial ao Comercial

 

O bairro Industrial é um dos mais antigos da cidade de Aracaju. Recebeu este nome em 1913, devido a chegada das Fábricas de Tecido, Sergipe Industrial em 1884, e Confiança, em 1907.

 

Atualmente o que se vê no Bairro é um contraste entre a manutenção de aspectos culturais se opondo às mudanças frequentes que estão ocorrendo e que irão alterar a estrutura do bairro. Dentre as principais mudanças está a construção de um shopping center no local onde se situava a Fábrica Sergipe Industrial. Nos arredores do bairro é possível notar a presença de diversas igrejas, dentre elas, a igreja São João Batista que ficava localizada nos fundos da fábrica e deve ser restaurada.

 

A simplicidade do Industrial é percebida na estrutura das ruas, das casas e na personalidade dos próprios moradores, que apesar do tempo têm seus costumes preservados. A diversidade do bairro é enorme, a arte das ruas expressas através do graffiti e grandes construções como a Ponte Construtor João Alves (Aracaju-Barra dos Coqueiros), e a atividade pesqueira que manteve-se ativa, “conversam” entre si, ao mesmo tempo em que se opõem.

 

Além disso, o bairro possui pontos turísticos como a Orla, que fica às margens do Rio Sergipe e o Estádio Proletário Sabino Ribeiro, administrado pela Associação Desportiva Confiança, que fazem do Industrial um dos mais importantes da capital sergipana.

bottom of page