top of page

POR QUÊ: ANATOMIA DE UM BAIRRO

Uma das mais importantes linhas de transporte público em Aracaju: 001

Com o tempo, a Farolândia tomava ares de cidade. Novos imóveis eram construídos, novos comércios eram abertos e logo o bairro se tornou o maior de Aracaju. O crescimento populacional fez surgir a necessidade de um transporte público, nascendo assim a primeira linha do sistema de transporte integrado de Aracaju: Augusto Franco/Bugio.

 

A linha foi implantada em 1986, atendendo a demanda populacional do bairro e da cidade de Aracaju. Considerada a principal e maior linha do sistema, a 001, como foi numerada, corta os principais corredores da cidade. Saindo do fim de linha do Conjunto Augusto Franco,  percorre as principais ruas e avenidas do bairro, passando pelo terminal de integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), seguindo pela avenida Hermes Fontes, Barão de Maruim, Mercado Central até chegar ao seu destino final, o bairro Bugio, na Zona Norte da capital.

 

Neste percurso, transporta diariamente cerca de 22 mil passageiros, em 32 veículos, distribuiídos entre as empresas Viação Tropical e Viação Modelo. Com um intervalo de oito minutos entre cada ônibus, e de quatro minutos em horários de pico, a linha Augusto Franco/Bugio já faz parte da rotina dos moradores da Farolândia e da cidade de Aracaju.

 

Adilson Alves é motorista da Viação Tropical e está há quatro anos na linha, que para ele é a melhor para se trabalhar. "É uma das linhas que eu mais gosto porque o percurso é longo, quando o percurso é pequeno fazemos muitas viagens", conta. A duração da viajem é de 1 hora e 8 minutos, podendo ser feita em mais ou menos tempo, dependendo do trânsito.

bottom of page