top of page

QUEM

Perfil dos moradores do bairro

Daniel QUintiliano, 27


Morador do bairro a mais ou menos 10 anos, Daniel é estudante de direito e poeta nas horas vagas. Antes mesmo de morar no bairro o estudante já estudou em uma escola do local, o que o fez fazer amigos no lugar. O espaço que ele mais gosta no Inácio é a praça que fica as margens do Rio Poxim. Ele é um frenquentador de alguns bares do local, como o 'Alfaces Bar'. Daniel mora com o pai, a mãe e o irmão mais novo, porém a família pode estar de mundança para outro bairro. "O Inácio era um bairro bastante tranquilo, mas depois da construção desse complexo viário tudo mudou. Meus pais estão pensando em se mudar para outro bairro, por conta do barulho dos carros e da poeira causados pela construção desta avenida", disse Daniel. 

Wellington Gonçalves, 60 


Morador do Inácio Barbosa há 43 anos, Wellington é gráfico aposentado pelo Diário Oficial. Líder comunitário do Conjunto Jardim Esperança, ele tem 4 filhos e 7 netos, e hoje mora com a mulher na mesma casa desde que veio para o local.  Sempre envolvido com a comunidade, o morador foi presidente de clubes de futebol dos locais, e foi candidato a vereador 4 vezes. Faz parte do conselho local de saúde da comunidade. "Quando tem problema para resolver é com a gente, os moradores sempre me procuram", disse Wellington.  Sua paixão pelo futebol do local, fez o líder comunitário lutar ainda mais pelos campos de futebol do bairro. Depois de 43 anos morando na mesma residência, Welligton está de mudança. O líder vai morar em um edifício novo construído no Inácio, um dos poucos que tem no bairro. Seus filhos foram criados na casa onde ele mora hoje. E quase todos hoej também moram no bairro. O morador ilustre é conhecido por quase todos os moradores do Inácio. Aos 18 anos ele já era presidente da Associação de Moradores do local. 

Maria Angélica Ferreira, 65


Dona do Bar da Mangueira, localizado na praça da Associação dos Moradores do Inácio Barbosa, Dona Angélica, mais conhecida como Galega, é solteira, e mora no bairro há 37 anos com seus irmãos. Chegou no bairro com seu pai e sua mãe e permanece até hoje. O lugar que ela mais gosta no bairro é o seu bar, onde muitas pessoas conhecidas do local sentam para conversar. O artista plástico Zé Fernandes é um deles, que inclusive tem uma das suas pintura em uma parede do local. "Todo mundo me conhece aqui no bairro, e eu gosto muito dos meus clientes", disse Dona Angélica. Devota de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade Aracaju, Dona Angélica tem uma imagem da santa dentro do bar. No bar ela só serve bebidas. Quando perguntada sobre quem é Dona Angélica, ela disse "Uma grande mulher". Enquanto trabalha, ela sempre ouve música, e o que mais gosta de fazer é tomar conta do bar. 

bottom of page