top of page

História do bairro

I'm a title. Click me and tell your visitors what's in your gallery.

Uma rápida olhadela pelas lápides do Cemitério Santa Isabel, antes chamado Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, fundado em 1862, demonstra o quão importante é o bairro Santo Antônio para a história sergipana, visto que vários partícipes políticos importantíssimos estão enterrados lá. O referido cemitério, aliás, foi construído graças ao envio de recursos do imperador Dom Pedro II (1825-1891), que, em visita à região, descobriu que a população local costumava roubar as cercas dos jazigos para fazer lenha, onde funcionava o Cemitério do Alto da Santa Cruz, que existia desde 1856. As rendas do cemitério Santa Isabel foram entregues ao Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, hoje chamado Hospital Santa Isabel, sendo a Associação Aracajuana de Beneficência responsável pela manutenção da necrópole. 

 

A necessidade de construção do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição surgiu por conta de uma epidemia de cólera no Governo do presidente de província Salvador Correia de Sá e Benevides, entre 1856 e 1857, mas foi apenas no Governo de Olímpio Campos, em 1900, que o hospital foi transferido para o bairro Santo Antônio, onde funciona atualmente como Hospital Santa Isabel. 

 

A história do povoado Santo Antônio, como era conhecida a cidade de Aracaju, à época de sua fundação, em

1837, destaca-se em relação à história de outros locais porque foi projetada para sediar a capital de Sergipe, o que, de fato, foi efetivado em 17 de março de 1855, tornando-se a segunda capital de um Estado brasileira planejada especificamente para este fim, conforme aconteceu com Teresina, no Piauí, em 1852. A mudança da capital, entretanto, não foi tranqüila, visto que os habitantes de São Cristóvão protestaram violentamente contra a decisão governamental, chancelada com a finalidade de escoar melhor a produção açucareira da época, visto que o povoado de Santo Antônio localiza-se próximo à região portuária, o que, ainda hoje, pode ser verificado na arquitetura do Bairro Industrial, em relação ao qual o bairro Santo Antônio é fronteiriço. 

 

Todos estes aspectos históricos são evidentes nas fachadas conservadas de algumas residências antigas do bairro Santo Antônio, que hoje convivem com as modernas construções erguidas no local. Vale lembrar que a Igreja Santo Antônio, principal ponto turístico da região, fica localizada na Praça Siqueira de Menezes, e a mesma existe desde que o bairro era ainda um povoado primevo no surgimento da província aracajuana. Há um busto do referido político na praça homônima, sendo ele, Antônio José de Siqueira Meneses, o presidente do Estado de Sergipe entre 1911 e 1914 e senador, pelo mesmo Estado, entre 1915 e 1923. 

 

bottom of page