top of page

O Centro e todas as suas vertentes

Além do comércio, o Centro de Aracaju abriga boa parte da história da cidade, andado pelo bairro é possível notar praças e casarões antigos. Entre as ruas do Centro da cidade, encontramos um espaço público conhecido por ter servido de palco para as diversas manifestações artísticas, políticas e sociais - o movimento das Diretas e a luta contra a ditadura no Brasil servem como exemplos dos acontecimentos ocorridos no espaço. Anteriormente chamada de ‘Praça do Imperador', ‘Praça do Palácio', ‘Praça da República' e ‘Praça Tiradentes', a praça passou, em 8 de setembro de 1912, a se chamar Praça Fausto Cardoso e a possuir uma estátua em homenagem ao mesmo. O nome da praça busca homenagear um dos mais influentes políticos da história sergipana, que foi assassinado no local em agosto de 1906, devido a um confronto político e ideológico. Localizada próxima a Ponte do Imperador – considerada um ponto turístico e histórico da cidade –, é nela que se encontra a antiga sede do Governo, o Palácio Olímpio Campos, onde, atualmente, funciona um museu.

 

Outra praça bastante importante e também localizada no Centro é a Praça Olímpio Campos – anteriormente conhecida como Praça da Matriz –, que abriga a Catedral Metropolitana e onde, de segunda a sexta, acontece uma feira de artesanato e comidas típicas. Ao seu redor encontramos alguns prédios que, além de fazerem parte da nossa história, são importantes para a cidade de Aracaju como, por exemplo, a Câmera de Vereadores, a Cúria Metropolitana e o Centro de Turismo.

 

Próximo à Praça Olímpio Campos está localizado o Centro de Turismo de Aracaju, um prédio histórico que possui elementos do romantismo e neoclassicismo. Lá é possível encontrar bordados, pinturas, artesanatos com detalhes que remetem ao estado.

bottom of page