top of page

O berço da nova capital sergipana

Situado na zona norte do município de Aracaju, a organização do bairro Santo Antônio, no século XIX, foi essencial para a transferência da capital de Sergipe que ocorreu no ano de 1855, antes correspondente ao município de São Cristóvão. Além de sediar importantes órgãos públicos, este bairro também se destacou pela construção pioneira de um cemitério público e de uma maternidade, ambos batizados Santa Izabel. 

 

A colina, onde a igreja do Santo Antônio está localizada, se transformou em ponto turístico fazendo com que diversos ônibus aportem nela todos os dias trazendo turistas de diversos locais do país e movimentando o comércio da região.

 

Diversos casarões de famílias nobres foram erguidos na área da colina no final do século XIX e no início do século XX. Alguns ainda mantêm suas fachadas originais, assim como as casas simples na parte baixa do bairro. Já outros foram reformados e modernizados. Porém, algumas tradições permanecem vivas no bairro, como o quadrilhódromo da Rua São João, a barbearia, o dominó com os amigos etc.

 

bottom of page