top of page

 

História do bairro

Inácio Barbosa, homenagem ao presidente da província.

 O respectivo bairro leva o nome do ex-presidente da Província de Sergipe e ilustre advogado, Inácio Barbosa, o carioca mais sergipano que existiu. Foi ele o responsável por transferir a capital do Estado de São Cristóvão para o Povoado de Santo Antônio do Aracaju, vindo mais tarde a se chamar Aracaju. Outro ponto relevante do administrador para o desenvolvimento local foi a construção do Porto de Sergipe, com alta movimentação marítima e outros diversos projetos que colaboraram para a prosperidade econômica (JORNAL DA CIDADE, 1998)

 A história do Bairro Inácio Barbosa está intimamente ligada ao surgimento do Conjunto Jardim Esperança, em 1970. O Conjunto, que teve sua gênese com o projeto da Sudene do Governo Federal, visava atender a classe mais pobre de Aracaju, dentre elas as comunidades do Japãozinho e do Mercado Central, e, assim, diminuir o número de favelas na capital. Dois anos depois, o bairro passou a ser moradia para funcionários do Corpo de Bombeiros e militares, englobando mais 600 famílias (ibid, 1998).

 A população do Inácio Barbosa, Parque dos Coqueiros e Beira Rio passaram a nutrir certo preconceito da história que o bairro traz consigo, especialmente com o Jardim Esperança, associando o conjunto à presença de vândalos e marginais. Isso é exemplificado quando na construção do Inácio Barbosa foi colocado um muro dividindo ambas as localidades.

 Do ponto de vista natural, a região caracterizada pela presença de manguezal e das águas limpas e claras do Rio Poxim foi dando lugar a uma classe média de 456 famílias, financiadas pela extinta Inocoop. Mais 490 casas foram entregues e isso corroborou na expansão do Bairro (MENDONÇA e SILVA, 2007).

 De início, a insegurança e problemas relacionados ao planejamento urbano eram constantes, como a ausência de saneamento básico e o acesso aos serviços básicos (ibid, 2007). 

 A atual Avenida Tancredo Neves marca a confusão que paira no ar no tocante os limites fronteiriços do bairro, sendo fácil de reconhecer apenas o Conjunto Jardim Esperança, por meio de suas ruas estreitas com nomes de planetas e com características bem peculiares (IHGS, 2014).

 O bairro com aspecto boêmio tem algumas referências importantes, tais como o Bar do Cajueiro e o Bar da Mangueira.  Ainda, o bairro é caracterizado pela grande quantidade de praças, o que causa um aspecto agradável, lúdico e de tranquilidade.  

bottom of page