top of page

QUEM

Perfil dos moradores do bairro

Isaac, 58

 

Simpático proprietário do Bar do Sabiá, ele alega ser um dos mais antigos moradores da região que marca a divisão entre os bairros Santo Antônio e Industrial. Nascido e criado no bairro, ele mantém o bar há mais de 10 anos, mesmo esta não sendo a sua principal fonte de renda. Em seu bar, encontramos diversos apetrechos pitorescos, desde artigos religiosos propriamente ditos a discos antigos pendurados na parede e inúmeras gaiolas com passarinhos e animais de pelúcia em seu interior, sem contar as páginas de revistas pornográficas coladas na parede do banheiro masculino. 

 

Carmem, 65

 

Moradora das proximidades da Igreja Santo Antônio, a Irmã Carmem é uma zelosa cuidadora das tradições católicas locais. Diariamente, ela abre as portas da igreja e realiza uma cuidadosa vistoria acerca das condições de limpeza do local, para que, quando o pároco precisar angariar a atenção dos fiéis durante a missa, tudo esteja devidamente organizado. Devotada à vida religiosa desde muito cedo, irmã Carmem sente orgulho quando relembra as atividades comemorativas que acontecem no templo e reitera o seu compromisso voluntário com a perpetuação dos ritos católicos que caracterizam historicamente o bairro. 

Vanda, 72

 

Nascida e criada no Bairro Santo Antônio, Vanda Maria Santos Pereira mora há 70 anos na Avenida Simeão Sobral, avenida que fica localizada no coração do bairro. Ela é a guardiã de uma das maiores culturas que um bairro tradicional pode ter: a padaria. Tudo começou em 1955 quando o sogro dela inaugurou a Panificadora Cecy, de quem ela e seu esposo (hoje falecido) compraram a panificadora. Dona Vanda é uma mulher forte que ao longo dos últimos 57 anos dedicou sua vida a um trabalho que passa de geração para geração, agregando filhos e genro.

 

bottom of page