top of page

História do bairro

Devido a necessidades econômicas, em 1855, Aracaju transformou-se na capital do estado. Na região da colina de Santo Antônio do Aracaju e atual Bairro Industrial já havia um aldeamento, porém estes foram descartados do projeto da nova capital do estado. Sendo assim, a região onde hoje se localiza o Centro da cidade foi o local escolhido para dar início ao crescimento da cidade. Assim, após ser concluída a primeira planta de Aracaju, conhecida como “tabuleiro de xadrez”, deu-se início as construções de edifícios que deram origem ao desenvolvimento da cidade e que, atualmente, contam um pouco da nossa história.

 

O crescimento da cidade teve início a partir da Praça do Palácio, atual Praça Fausto Cardoso, por ser o centro do poder político-administrativo, e a partir dali também foi se desenvolvendo o Centro da capital. Devido à proximidade com rio Sergipe, possibilitando maior facilidade para escoamento da produção, houve a construção do atracadouro (denominado de Ponte do Imperador após visita de D. Pedro II). Além disso, foi neste bairro que se instalou a primeira fábrica de tecidos em 1884 e onde começaram os pequenos comércios, por isso o fator econômico é uma das características marcantes do local. Perto dali se localiza a Igreja Nossa Senhora da Conceição construída em 1862,que tornou-se Catedral Metropolita de Aracaju em 1910 e tem grande importância, pois além de ser símbolo religioso, sua arquitetura conta com elementos do neoclassicismo e góticos.

 

Contudo até o início do século XX o comércio da região limitava-se a produtos ligados ao porto. O Centro se consolidou em 1920 junto com uma nova fase de crescimento da cidade, onde foram construindo os mercados, maior presença de armazéns e lojas de variedades. Neste período, devido a periferização, o Centro começou a perder sua função residencial, tornando-se um bairro fortemente comercial.

 

O Centro também abriga importantes pontos culturais da cidade como o Cine Vitória, inaugurado em 1834, e que foi reaberto em 2012. E atualmente o Centro Cultural de Aracaju, inaugurado em outubro de 2014, que reúne história e tradição de um povo. O prédio que hoje abriga o Centro Cultural antigamente abrigava a Alfandega e já foi cenário de muitos acontecimentos, como um baile com a presença de Dom Pedro II em sua passagem por Aracaju.

bottom of page