top of page

POR QUÊ: ANATOMIA DE UM BAIRRO

A religiosidade do bairro Santo Antônio

O Bairro Santo Antônio foi fundado a partir de uma igreja católica, a Igreja de Santo Antônio, local onde foi realizado a Assembléia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. 

 

No dia 13 de junho de cada ano, a igreja é tomada pelo povo, que comemora o dia de Santo Antônio. Também acontecem grandes manifestações culturais, a exemplo dos eventos em homenagem ao aniversário da cidade, a saída do cortejo para a lavagem das escadarias da catedral e o tradicional festejo junino da rua São João.

 

Mesmo com forte influência católica, outras religiões também são cultuadas no bairro. Exemplo disso é a existência da Congregação Israelita Emunah, que reúne parte dos quase duzentos judeus registrados no Estado, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Além da existência desta congregação, é crescente a instalação de igrejas evangélicas de diversas vertentes no bairro, como a Igreja Presbiteriana e o templo das Testemunhas de Jeová, o que mostra acentua não apenas a multiplicidade religiosa do bairro como também acentua um aspecto sociológico da contemporaneidade.

 

bottom of page