top of page

 

História do bairro
 

 

 O conjunto Augusto Franco foi criado em 1982 e comercializado em 1983. Construído em uma área antes ocupada por sítios e areais, o espaço se transformou em um dos maiores conjuntos habitacionais de Aracaju. O processo de aquisição do terreno teve início no governo de José Rollemberg Leite, mas foi no governo seguinte, de Augusto Franco, que tudo se concretizou.


  Com uma área que corresponde a 142 hectares, foram construídos casas e apartamentos, além de espaços destinados a igrejas, escolas, centro social urbano, delegacia, três feiras livres e um mercado público. Um imóvel custava em média R$ 1.828.223, 37 (um milhão oitocentos e vinte e oito mil duzentos e vinte e três cruzeiros e trinta e sete centavos.) As casas e apartamentos foram divididos em cinco etapas e a partir de quatro grandes setores cortados pelas avenidas P, Canal 3, Canal 4 e Canal 5.


  Nesta época, o conjunto foi incluído ao Bairro Farolândia que, ao todo, passou a abrigar 45 mil moradores. Com uma estrutura de uma pequena cidade, foram construídos no local sete escolas públicas, sendo cinco do Estado e duas do Município, dois postos de saúde e um posto 24 horas.

bottom of page